sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

BRINCOS KAMAIURÁ



Esses brincos receberam o nome da Tribo Kamaiurá, de Amazonas, e foram feitos com fio encerado verde escuro. Apliquei sementes de Saboneteira entre os fios e, nas extremidades, disquinhos de coco e sementes de Paxiubinha.


SEMENTE DE PAXIUBINHA {Socratea exorrhiza}

Espécie de floresta primária, com preferência por ambientes úmidos. Ocorre na Amazônia brasileira, sendo bastante utilizada pelas comunidades ribeirinhas na construção de habitações, ornamentação e medicina popular. Seus estipes solitários são muito usados na fabricação de pisos e paredes de casas, seus frutos são bastante apreciados pela fauna silvestre e suas sementes são utilizadas no artesanato regional. A espécie é abundante no interior da floresta, em solos arenosos e encharcados, próximos a igarapés. A paxiúba é uma palmeira muito utilizada pelos índios para a fabricação de utensílios com sua madeira, entre eles, flautas.
{fonte: Evandro Ferreira - www.ambienteacreano.blogspot.com}

TRIBO KAMAIURÁ {outros nomes: Caixana; região: Amazonas}

Em relação à produção de artefatos e indumentária, ainda que boa parte da matéria-prima usada na elaboração seja fruto de trabalho cooperativo no grupo familiar, os artigos finais são criados através de operações individuais. Mas o artesão nem sempre se torna o proprietário do novo bem, principalmente em relação aos instrumentos de trabalho.


Diz a lenda que um menino chamado Milomaqui, pertencente à tribo Kamaiurá, cantava tão bonito que todos da aldeia paravam de trabalhar para ouvir seu canto. O cacique quando soube o que estava acontecendo ficou furioso, mandou prender o indiozinho e proibiu-o de cantar. Caso desobedecesse, mandaria tirar sua sombra.
Tempos depois Milomaqui foi liberto, e logo após ser solto o jovem índio fugiu para a floresta. Lá, encontrou uma linda menina e cantou para ela, e sem explicação a índia dormiu para nunca mais acordar. Milomaqui acabou sendo capturado pelo cacique que cumpriu a promessa de tirar sua sombra e o enterrou em um lugar de terra macia, no mesmo local nasceu uma árvore esguia, a paxiúba. Com ela os índios fazem as flautas que só podem soar para os homens: dizem que o canto de Milomaqui sobrevive dentro delas.

{fonte: http://pib.socioambiental.org/pt/povo/kaixana}

Nenhum comentário: