quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

BRINCOS APIAKÁ

Par de brincos feito com fio de algodão nas cores verde e cinza e sementes de Buritirana.




SEMENTE DE BURITIRANA {Mauritia armata}

O Buritirana ou buriti bravo é uma palmeira. Seus frutos são drupas ovóides, adocicadas e comestíveis dos quais se fazem deliciosos sucos. Sua ocorrência vai do Amapá a Mato Grosso e também em Goiás e Minas Gerais.


TRIBO APIAKÁ {OUTROS NOMES: Apiacá; região: amazonas, mato grosso, pará; língua: tupi guarani}

Os Apiaká formavam um povo numeroso e guerreiro quando a frente da borracha atingiu a porção meridional da Amazônia, em meados do século XIX. Após confrontos localizados com os colonizadores, os Apiaká tornaram-se seus aliados, embora mantivessem as guerras de vingança contra povos indígenas vizinhos ao longo de todo o século XIX. A elaborada cultura material e a bela decoração corporal dos Apiaká impressionaram a Hercules Florence, desenhista da Expedição Langsdorff, que visitou aldeias apiaká nos rios Arinos e Juruena em 1828 e produziu importantes registros textuais e imagéticos sobre o povo. Sugestivamente, a toponímia do norte mato-grossense, oficializada no início do século XX, consagra a ocupação tradicional do povo Apiaká, batizando com seu nome uma serra, dois rios e um município.
A organização das atividades econômicas e de lazer pauta-se pela alternância das duas principais unidades de tempo: o “verão” ou estação seca e o “inverno” ou estação chuvosa. No ecossistema amazônico, a variação do nível dos rios pode chegar a 10 metros, alterando bastante o aspecto das aldeias. O verão é a época de maior fartura alimentar, quando se colhem vários tubérculos e outros vegetais, se pescam tracajás e tartarugas e se apanham seus ovos nas praias, se coletam o açaí, o buriti, a bacaba, o patauá e outros frutos para preparar “vinhos” (sucos); há muito peixe no rio e muita caça na mata, além de diversas larvas e cogumelos. Fabricam boa parte dos objetos que utilizam no dia-a-dia, como tipoias (vegetais e de tear), cestos e peneiras de fibra vegetal, remos, canoas, bordunas, colares, brincos e pulseiras de sementes e miçangas, e constroem suas casas com barro e matérias-primas encontradas na mata (palha de babaçu para cobrir e madeira para a estrutura).
{fonte: http://pib.socioambiental.org/pt/povo/apiaka}

Nenhum comentário: