quarta-feira, 4 de novembro de 2009

BRACELETE DENI

Bracelete feito com fio encerado na cor bege, aplicações de pedaços de coco e disquinho de madeira na extremidade para fechar.




TRIBO DENI {região: Amazonas; língua: Arawá}

Os índios Deni habitam uma extensa região compreendida entre os rios Juruá e Purus, nos municípios de Itamarati, Lábrea e Tapauá, no Estado do Amazonas.
Os Deni encontram na floresta a maioria dos alimentos que necessitam para sua subsistência. A mobilidade é condição fundamental para sua sobrevivência, eles coletam vários frutos silvestres, como patauá, açaí, bacaba, buriti, pupunha etc. Diversas excursões de coleta são organizadas em diferentes épocas do ano.
O óleo de copaíba (karumã) é um dos principais produtos comercializados pelos Deni. A maneira como é extraído, entretanto, indica que é um recurso que se tornará cada vez menos rentável, pois é cada vez mais escasso e difícil de ser obtido. Isso porque os índios extraem o óleo utilizando o machado, com o qual sulcam o caule da árvore, o que acaba ocasionando sua morte.
A produção de artesanato pelos Deni não representa uma alternativa como fonte de renda, em larga medida, devido à dificuldade em se escoar a produção. Não obstante, os índios produzem diversos tipos de artesanato para uso do grupo: redes de algodão, cestaria, recipientes de barro, colares, pulseiras, anéis, esculturas em madeira, brinquedos, arcos, flechas, zarabatanas etc. Existem diversas ceramistas no rio Cuniuá, sendo apontadas duas como as principais: Taisá, da aldeia Marrecão e Amanihú, da aldeia Cidadezinha.

2 comentários:

Andrea Guim disse...

Oi, Priscila!
Tem selinhos no Blog'Arte, que não indico a nenhum blog nominalmente, mas ficaria muito feliz se você recebê-los!! Passe por lá e pegue-os!!!
beijins!

.Lopsy disse...

Essa pulseira é simplesmente perfeita! Que beleza delicada... como costumo dizer: a beleza das coisas consiste no tamanha da sua simplicidade.
Quero uma!!!
Parabéns, vc é extremamente criativa!!!